Central de conteúdos

Pós-Graduação Lato sensu em Ciências Avícolas

Proporcionar aprimoramento e atualização aos profissionais graduados em áreas diversas do conhecimento é o principal objetivo do curso de Pós-Graduação Lato sensu em Ciências Avícolas.
Publicado: 17/09/2019 - 11:28
Última modificação: 17/01/2020 - 10:55

Promovendo sua primeira edição no ano de 2000, o curso de especialização em Ciências Avícolas da Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) chega à sua quinta turma. A pós-graduação ofertada na modalidade Lato sensu tem como objetivo promover capacitação e aprimoramento de profissionais da área. As disciplinas são ministradas de forma multidisciplinar abordando as ciências básicas, tecnologias, nutrição, gestão, produção, saneamento, sanidade e controle de qualidade de alimentos.

Foto: V Turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência Avícolas (2019-2020)

O curso, uma idealização do Professor Doutor titular aposentado da UFU, Paulo Lourenço da Silva, foi criado para atender aos profissionais graduados, englobando diversas áreas do conhecimento, que atuem ou que pretendam atuar no âmbito das ciências avícolas. Ao longo das aulas, os alunos são estimulados a aperfeiçoarem seus conhecimentos na área, a capacidade de liderança e a capacidade de trabalhar em grupo. Além disso, funciona como uma oportunidade de interação entre colegas e professores de áreas diversificadas e de contato com a literatura científica.

Atualmente, o curso é coordenado pela Professora Doutora Belchiolina Beatriz Fonseca graduada em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Uberlândia em 2002, mestre em Ciências Veterinárias (2006) e doutora em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Entre suas atuações, trabalhou como Médica Veterinária nas áreas de frango de corte e reprodutoras pesadas na empresa SADIA, antes de ingressar na carreira acadêmica.

Posteriormente, foi professora da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e atualmente é professora das disciplinas de Avicultura e Ornitopatologia do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além de coordenar o curso de Pós-Graduação em Ciências Avícolas também compõe seu quadro docente. Atua em projetos de pesquisa e extensão. Suas principais linhas de pesquisa envolvem a relação patógeno/hospedeiro, focando principalmente temas como: Campylobacter, APEC, Salmonella, Nanobiotecnologia, microrganismos probióticos e ornitopatologia.

As aulas do curso Lato sensu em Ciências Avícolas são ministradas em intervalos quinzenais, nas sextas-feiras em período noturno e aos sábados em período diurno. A carga horária total da especialização é de 364 horas além da obrigatoriedade da execução do Trabalho de Conclusão de Curso. As aulas, que tiveram início no dia 23 de agosto de 2019, serão encerradas no dia 13 de dezembro de 2020. Os alunos deverão apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso até o dia 16 de junho de 2021. Para outras informações sobre o curso acesse: http://www.famev.ufu.br/node/5075.