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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 2E - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Observações: |
EMENTA
Genética: Molecular; Mendeliana e teoria cromossômica; quantitativa e evolutiva.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Genética Veterinária aborda as questões gerais sobre hereditariedade de caracteres. Para tanto, os conteúdos são estudados desde a compreensão do genoma, da estrutura e expressão de genes, para depois estudarmos as leis de hereditariedade. O curso culmina com a genética de populações que mostra como caracteres são fixados ou eliminados das populações, quer seja de forma natural quer seja de forma planejada pelo melhorista. Para que os estudantes fixem os conteúdos nos diversos níveis estudados, são propostos exercícios e estudos dirigidos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Os estudantes devem terminar o curso compreendendo, em nível avançado, o conceito de alelos em nível molecular e citogenético, bem como a regulação da expressão dos mesmos, como podem surgir por meio de mutações, a dinâmica dos mesmos no processo de meiose, e flutuação de suas frequências nas populações em consequência de processos de seleção natural e artificial. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. Genética Molecular
Conceito de gene e Organização de genomas
Estrutura de ácidos nucléicos
Expressão gênica I- Transcrição e Tradução (Síntese proteica)
Níveis de regulação da expressão gênica
Replicação de DNA
Mutação, Lesão e Reparo do DNA
2. Citogenética
Estrutura do Cromossomo
Alterações cromossômicas numéricas e estruturais
Meiose e segregação alélica
3. Genética Mendeliana
Herança monofatorial
Di-hibridismo e Poli-hibridismo
Interação Gênica (Epistasia, complementação, pleiotropia)
Herança ligada, influenciada e limitada ao sexo
Linkage Permuta e Mapas Genéticos
4. Genética de populações
Equilíbrio de Hardy-Weinberg
Cálculo das frequências gênicas e genotípicas em situação de Equilíbrio de Hardy-Weinberg
Fatores que alteram o Equilíbrio de Hardy-Weinberg
Cálculo das freqüências gênicas e genotípicas em situação de seleção genotípica
Cronograma
Moodle: GMV017 Genética Veterinária profa. Rute Brito | |
04/08 | Estrutura de ácidos nucléicos |
11/08 | Conceito de gene e Organização de genomas |
18/08 | Expressão gênica I- Transcrição e Tradução e Regulação da expressão |
25/08 | Mutação e reparo do DNA |
01/09 | Replicação do DNA |
08/09 | Estrutura de cromossomos, cariótipos e suas alterações |
15/09 | Avaliação II |
22/09 | Mono, Di-hibridismo e relações de dominância entre alelos |
29/09 | Redes de interação gênica; epistasia e complementação gênica |
06/10 | Ligação gênica; recombinação e mapas genéticos |
13/10 | Exercícios |
20/10 | Cálculo das frequências gênicas e genotípicas em situação de Equilíbrio de Hardy-Weinberg |
27/10 | Avaliação II |
03/11 | Herança ligada/limitada e influenciada pelo sexo cromossômico - Exercícios Moodle |
10/11 | Recuperação |
24/11 | Entrega final de trabalhos em regime especial, atestados e outras justificativas de acordo com as normas de graduação UFU |
29/11 | Entrega final de trabalhos em regime especial, atestados e outras justificativas de acordo com as normas de graduação UFU |
METODOLOGIA
- Aulas expositivas dialogadas com utilização de quadro, giz e data-show, sempre trazendo exemplos atualizados de Genética Veterinária.
- Aulas na vila Digital para navegação em banco de dados GenBank, busca e leitura de artigos em genética veterinária atuais, realização de tarefas em horário de aula;
-Aplicação de exercícios em sala de aula e recebimento de trabalhos pela plataforma Moodle nos módulos: “questionário”, “tarefa”, "H5P".
AVALIAÇÃO
1-Item "Avaliações": Duas avaliações escritas contemplando questões dissertativas e,ou objetivas, valendo 35 pontos cada.
2- Item "Tarefas": Avaliação continuada na forma de tarefas, individuais ou em dupla, entregues ou em sala de aula ou pelo Moodle. Cada tarefa valerá 3,0 pontos. Ao final do semestre será feita a soma natural das 10 maiores notas dos trabalhos para cálculo da nota final do item "Tarefas", somando no máximo 30 pontos.
Os trabalhos englobarão:
- resolução de exercícios;
- pesquisa sobre assunto da aula e apresentação na forma de documentos em pdf enviados pelo Moodle.
3 - Cálculo da nota final:
A nota final será calculada da seguinte forma:
Trabalhos (30 pontos) + prova 1 (35 pontos) + prova 2 (35 pontos) = 100 pontos
4- Avaliação de recuperação:
- Será realizada no dia 10/11, presencialmente, na sala de aula no horário regular da aula.
- Uma prova escrita no valor de 35 pontos sobre o conteúdo da disciplina.
- A nota desta avaliação de recuperação irá substituir a nota de uma das avaliações escritas (a de menor nota).
Pontuação da prova de recuperação:
Serão 10 questões dissertativas e,ou objetivas: 5 referentes à prova 1 e 5 referentes à prova2. O valor atribuído às questões será 75% da nota para as questões da nota a ser substitutída e 25% do restante.
Exemplo:
- Estudante A vai substituir a nota da prova 1: questões de 1 a 5 valerão 5,25 pontos cada, e questões 6 a 10 valerão 1,75 cada.
- Estudante B vai substituir a nota da prova 2: questões de 1 a 5 valerão 1,75 pontos cada, e questões 6 a 10 valerão 5,25 cada.
Observações importantes
- Reposição de atividades avaliativos somente mediamente comprovação previstas nas Normas da Graduação;
- Na condição de docente servidora pública federal da Universidade Federal de Uberlândia, com base na Constituição Federal e na lei do Direito Autoral, NÃO autorizo fotografar, gravar ou compartilhar (por quaisquer meios) total ou parcialmente, as aulas presenciais.
Base legal: Lei de proteção à imagem Constituição federal - Artigo 5o, item X http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Lei do Direito Autoral http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9610.htm
BIBLIOGRAFIA
Básica
GRIFFITHS, A. J. F. Introdução à genética. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 710 p.
KLUG, W. S. et al. Conceitos de genética. Porto Alegre: Artmed, 2010. 863 p.
OTTO, P. G. Genética básica para veterinária. 5. ed. São Paulo: Roca, 2012. 322 p.
Complementar
FRANKHAM, R. Fundamentos de genética da conservação. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de genética, 2008. 262 p.
LEWIN, B. Genes VIII. 8. ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2004. 102
QUIRINO, B. Revolução dos transgênicos. Rio de Janeiro: Interciência, 2008. 172 p.
SNUSTAD, D. P. Fundamentos de genética. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
6STANSFIELD, W. D. Genética. 2.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1985. 514 p.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Rute Magalhães Brito, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/06/2023, às 19:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4575792 e o código CRC 9568D642. |
Referência: Processo nº 23117.041642/2023-51 | SEI nº 4575792 |