UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Medicina Veterinária

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Atividades Curriculares de Extensão: Medicina Veterinária na Sociedade

Unidade Ofertante:

Faculdade de Medicina Veterinária

Código:

FAMEV31101

Período/Série:

Turma:

VA

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

15

Total:

15

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Anna Monteiro Correia Lima

Kênia de Fátima Carrijo

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

Componente curricular integrante do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina Veterinária - Versão 2022/1

 

EMENTA

Promover um processo educativo, cultural e científico que permite a articulação do Ensino, da Pesquisa e da Extensão de forma indissociável e que, acima de tudo, possa viabilizar a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.

 

JUSTIFICATIVA

As Atividades Curriculares de Extensão: Medicina Veterinária na Sociedade constitui um tipo de componente curricular de natureza interativa e intervencionista que envolve os estudantes da graduação com as comunidades externas à UFU, de modo a promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Nesta temática, os discentes do primeiro período do curso terão a oportunidade de entrar em contato com profissionais Médicos Veterinários, que atuam nas diferentes áreas de atuação desta profissão e assim, conhecerem na prática, suas atividades. Adicionalmente, acredita-se que esta temática terá grande potencial motivador aos alunos ingressantes, pois será uma oportunidade de dividir com a sociedade conhecimentos básicos sobre a atuação e contribuição da Medicina Veterinária.

Por outro lado, a sociedade será beneficiada com informações e esclarecimentos, sobre as diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário. Muitas vezes a sociedade não sabe a que profissional procurar em determinadas situações, como por exemplo, o que fazer quando encontra um morcego em ambiente domiciliar, ou quando encontra um animal silvestre acidentado ou não sabe como escolher um presunto ou queijo para sua família. Busca-se ampliar a visão da sociedade, no sentido de que, além das grandes áreas conhecidas, como clinicas de grandes e de pequenos animais, o Médico Veterinário atua em diversas outras áreas, essenciais para o bem estar e qualidade de vida do ser humano. Essas informações serão repassadas por meio da preparação de conteúdo para uma mostra de profissões em evento direcionado à sociedade e produção de vídeo a ser disponibilizado em mídia social para o grande público.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar ao estudante a vivência em atividades de extensão através da divulgação, diálogo e interação com a sociedade sobre importância da profissão do Médico Veterinário e das suas diversas áreas de atuação, promovendo a formação acadêmica, pessoal e profissional do aluno.

Objetivos Específicos:

- Capacitar o discente no desenvolvimento e implementação de atividades extensionistas;

- Conceituar e exemplificar atividades de extensão universitária;

- Planejar atividade de extensão;

- Efetivar a missão de ação integral da Universidade - ensino, pesquisa e extensão. 

- Mostrar para a sociedade as diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário.

PROGRAMA

1. Conceitos sobre extensão universitária.

2. Apresentação das diferentes áreas de atuação do bacharel em Medicina Veterinária (contemplando as principais áreas destacadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Medicina Veterinária).

2.1 Clínica Veterinária:

2.1.1 Clínica e cirurgia de grandes animais;

2.1.2 Clínica e cirurgia de pequenos animais;

2.1.3 Diagnóstico por imagem;

2.1.4 Medicina e conservação de animais selvagens;

2.1.5 Patologia Animal.

 

2.2 Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal:

2.2.1 Controle de qualidade em indústrias de produtos de origem animal;

2.2.2 Tecnologia e inspeção de carnes e derivados (aves, bovinos, suínos);

2.2.3 Tecnologia e inspeção de pescado e derivados.

 

2.3 Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública:

2.3.1 Atuação em portos e aeroportos;

2.3.2 Atuação nas forças armadas (exército, marinha e aeronáutica);

2.3.3 Defesa Sanitária Animal;

2.3.4 Diagnóstico em Sanidade Animal

 

2.4 Zootecnia e Produção Animal:

2.4.1 Avicultura;

2.4.2  Consultoria em produção de bovinos de corte e leite;

2.4.3 Equideocultura (produção de equinos, asininos e muares);

2.4.4 Extensão Rural;

2.4.5 Melhoramento genético animal;

 2.4.6 Reprodução de Bovinos;

 2.4.7 Suinocultura.  

 

3. Preparação de projetos que poderão ser utilizados em feiras de profissões de escolas de ensino médio da cidade de Uberlândia, MG.

 

METODOLOGIA

- Às quintas-feiras das 14 às 14:50 haverá atividades práticas abordando o programa da disciplina, por meio de metodologia participativa, em que ocorre a atuação efetiva dos participantes no processo educativo sem considerá-los meros receptores, nos quais buscam, aprendem e produzem conhecimentos e informações.

- As docentes estarão disponíveis na sala e horário de aula para auxiliar na elaboração dos roteiros de perguntas que serão realizadas aos profissionais e na elaboração do roteiro dos vídeos.

- Após a entrega dos vídeos, em data a ser definida com os discentes, as docentes responsáveis pela ACE realizarão a avaliação dos vídeos produzidos por cada discente e caso necessário, será exigida a realização de ajustes.

- Depois da avaliação final dos vídeos, estes serão disponibilizados de maneira restrita aos discentes da ACE, para que todos possam visualizar os vídeos dos colegas e realizar comentários técnicos. Posteriormente, os vídeos serão disponibilizados de maneira pública para a sociedade, em mídia social a ser criada, realizando ampla divulgação a fim de que possibilitar interação com o público externo à universidade, respondendo aos questionamentos e comentários.

 

 

CRONOGRAMA DAS AULAS DA ACE: Medicina VeterináriA NA SOCIEDADE - 2023/1.

AULA

DATA

CONTEÚDO

1

03/08

A ACE esta cadastrada no SIEX sob o número de registro:
Semana de Recepção aos Ingressantes 2023/1 - Não haverá encontro das docentes com os discentes.

2

10/08

Introdução à Atividades Curriculares de Extensão: Medicina Veterinária na Sociedade -

discussão e repasse de textos sobre Extensão Universitária e a História da Medicina Veterinária no Brasil e no mundo.

3

17/08

Introdução à Atividades Curriculares de Extensão: Medicina Veterinária na Sociedade -

realização de avaliação sobre Extensão Universitária e a História da Medicina Veterinária no Brasil e no mundo.

4

24/08

Estudo e preparação dos roteiros para a confecção dos vídeos pelos discentes, sob orientação das docentes.

 

07/09

FERIADO

5

14/09

Estudo e preparação dos roteiros para a confecção dos vídeos pelos discentes, sob orientação das docentes.

6

21/09

Orientações e critérios de avaliação dos vídeos sobre extensão a serem produzidos pelos discentes.

7

28/09

Produção e edição dos vídeos.

8

05/10

Produção e edição dos vídeos.

 

12/10

FERIADO

9

19/10

Produção e edição dos vídeos.

10

26/10

Prazo final para a entrega dos vídeos produzidos pelos discentes.
Discussão a respeito da logo a ser utilizadas nas mídias sociais para a divulgação dos vídeos após serem produzidos.

 

02/11

FERIADO

11

09/11 

Avaliação das docentes dos vídeos produzidos por cada discente e ajustes, caso necessário.

12

13/11

(2a feira - reposição

de aulas de 5a feira)

Avaliação das docentes dos vídeos produzidos por cada discente e  ajustes, caso necessário.

13

14/11

(3a feira - reposição

de aulas de 5a feira)

​Visualização dos vídeos produzidos e realização de comentários técnicos após os mesmos terem sido disponibilizados no Moodle pelas docentes.

14

16/11

Visualização dos vídeos produzidos e realização de comentários técnicos após os mesmos terem sido disponibilizados no Moodle pelas docentes.

15

23/11

Evento aberto à sociedade em local a ser definido.
Disponibilização dos vídeos de maneira pública, ampla divulgação e interação com o público externo à universidade, respondendo aos questionamentos e comentários.

16

30/11

Avaliação da ACE, lançamento de notas e faltas

 

AVALIAÇÃO

Valor: 20 pontos – atividades teórico-práticas com conceitos sobre extensão universitária e história da Medicina Veterinária no Brasil e no mundo;

Valor: 50 pontos – Preparação de roteiro, produção e edição de vídeo sobre as áreas de atuação do Médico Veterinário;

Valor: 30 pontos – Assistir e avaliar o vídeo dos colegas. 

      

BIBLIOGRAFIA

Básica

DUTRA, D. P, MELLO, H. R. Educação continuada: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão. Campinas: Pontes, 2013. 297 p.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017. 127 p.

GONÇALVES, N. G.; QUIMELLI, G. A. S. Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: CRV, 2016. 110 p.

Complementar

CALGARO NETO, S. Extensão e universidade: a construção de transições paradigmáticas por meio das realidades sociais. Curitiba: Appris Editora, 2016. 185 p.

FRANTZ, W.; SILVA, E. W. As funções sociais da universidade: o papel da extensão e a questão das comunitárias. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002. 248 p.

MACIEL, A. S. A universidade e o princípio da indissociabilidade: entre ensino, pesquisa e extensão: utopia ou realidade? Rio Branco: EDUFAC, 2018. 181 p.

SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 116 p. 

SOUSA, A. L. L. A história da extensão universitária. 2 ed. São Paulo: Alínea, 2010. 140 p.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


Referência: Processo nº 23117.041642/2023-51 SEI nº 4613827