PET

por Portal FAMEV
Publicado: 25/10/2017 - 14:51
Última modificação: 16/08/2021 - 10:37

O Programa de Educação Tutorial - PET - foi oficialmente instituído pela Lei 11.180/2005 e regulamentado pelas Portarias nº 3.385/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007.

É composto por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. (Fonte: MEC).

O PET Institucional Medicina Veterinária foi criado em Agosto de 2006 pelo Edital nº 04/2006 da Pró Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia.

Objetivos Gerais

• Desenvolver a responsabilidade social;
  • Promover a cidadania;
  • Cultivar a solidariedade;
  • Expandir a capacidade de trabalhar em equipe entre os acadêmicos de Medicina Veterinária;
  • Estimular a ousadia, cultivar a criatividade, expandir a capacidade crítica de um grupo de alunos diretamente, cujos resultados irão refletir em toda a comunidade;
  • Aumentar a participação de maior número de acadêmicos na vida e cotidiano da Faculdade como um todo (pluralidade dos Departamentos).

• Conhecer e debater as atividades de pesquisa da FAMEV;
  • Promover inter-relação profissionais da região, professores e aos alunos de Medicina Veterinária;
  • Levantar problemas e necessidades regionais e propor sugestões;
  • Descobrir o novo perfil do médico veterinário, bem como divulgar as áreas de atuação desse profissional;
  • Desenvolver no aluno o interesse pelos encaminhamentos da política nacional nas esferas municipal, estadual e federal. Estimular a participação em representação de classes, bairros etc;
  • Interagir com escolas do ensino fundamental e médio, bem como cursinhos pré-vestibulares;
  • Participação em eventos de extensão universitária já consagrados na Região;
  • Efetuar projetos de parceria público-privada que visem interesses comuns;
  • Promover a capacitação contínua do aluno participante do Grupo PET nas diversas áreas científicas e tecnológicas pela participação em diversos cursos, simpósios, congressos, feiras, exposições e projetos. Proporcionar extensão dessa capacitação dos demais alunos da FAMEV/UFU.

Para saber mais sobre o PET entre no site do PET no MEC: Página do PET no site do Ministério da Educação

Site dedicado do PET - http://www.famev.ufu.br/unidades/pet/pet-do-curso-de-zootecnia