Por onde andam nossos Egressos?

Confira a entrevista concedida por Eduardo de Souza Pinto, egresso da 48ª turma do curso de graduação em Medicina Veterinária da UFU
por Kênia Carrijo
Publicado: 30/08/2019 - 07:34
Última modificação: 17/01/2020 - 10:55

Por Juliana Ferreira Melo

Eduardo de Souza Pinto graduou-se em Medicina Veterinária pela UFU. Cursou MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Pós Graduação em Gerenciamento Avançado pela Escola de Negócios da Universidade de Chicago. Atualmente reside nos Estados Unidos e preside a região das Américas para a empresa VALO BioMedia (empresa do grupo Alemão EW). Morou na Alemanha onde foi o Presidente Mundial Comercial para a empresa H&N (empresa do grupo alemão EW). Morou na Tailândia onde fazia parte da equipe mundial de suporte técnico pela área de frango de corte da empresa Cobb-Vantress, sendo responsável pela Ásia e Oceania. Ainda como parte da mesma equipe da Cobb-Vantress foi também responsável pela América do Sul. Trabalhou no Laboratório Biovet onde começou como assistente técnico de campo e foi diversas vezes promovido até chegar ao cargo de gerente de produtos da linha avicultura.

FOTO: Eduardo de Souza Pinto

“Ingressei no curso de Medicina Veterinária da UFU em janeiro de 1999, terminando o último período em dezembro de 2003. Sou da 48ª turma, a Turma do VAL. Antes da conclusão do curso, o que foi muito importante para mim, foi a qualidade do estágio supervisionado realizada. A aprovação na renomada instituição onde realizei o estágio, Georgia Poultry Laboratory, nos Estados Unidos, foi o primeiro grande passo para o desenvolvimento de minha carreira. Quando juntaram-se a reputação da UFU, o bom desempenho que tive durante o curso e a instituição onde realizei o estágio supervisionado, tive a oportunidade de, imediatamente após a graduação, conseguir um bom trabalho, com totais condições de aplicar os conhecimentos aprendidos, desenvolver profissionalmente de forma muito rápida e ganhar meu espaço no mercado de trabalho. Quatro pontos me ajudam muito no desenvolvimento de minha carreira, uma vez já ultrapassada a barreira de ingresso no mercado de trabalho:

Primeiro: Seguir o caminho da educação continuada após a graduação sempre foi um pilar muito forte no meu desenvolvimento. Os estudos sempre fizeram e ainda fazem parte do meu desenvolvimento profissional. Isso me proporciona fundamentos para aplicar na prática do dia a dia e me ajuda a alcançar os resultados esperados. Segundo: Atitude. Nunca foi de braços cruzados esperando que alguém fizesse algo por mim que desenvolvi minha carreira. Buscar e pró ativamente agir em busca do que se necessita me ajuda muito a pavimentar meu caminho em busca do sucesso. Terceiro: Adaptabilidade. No mundo de hoje adaptação é uma palavra presente todos os dias. Temos que nos adaptar às condições existentes e produzir diante dessa nova situação. Quarto: Relacionamento. Saber manejar relações humanas e controlar emoções é fundamental para que conjuntamente com a equipe e clientes, sendo o lider ou o liderado, atinja os resultados que esteja buscando”.

“Infraestrutura para o curso de Medicina Veterinaria é fundamental para a formação do profissional. A estrutura que a Universidade Federal de Uberlândia proporciona foi essencial para poder aprender e desenvolver as atividades de ensino e aprendizagem. Além de contar com uma estrutura reconhecida pelo mercado, docentes renomados lecionando as matérias, nos quais depois acabam virando referência para alocação ou até mesmo referência pessoal. Docentes mais estruturas foram e ainda são fundamentais para minha formação”.

O que diria aos alunos do curso de Medicina Veterinária da UFU?

“Formar em uma Universidade de prestígio com estrutura física e de docentes é fundamental. Isso a Medicina Veterinária da UFU proporciona. Mas buscar seus objetivos, seus conhecimentos e seus resultados, só depende de nós e de como encaramos nossa realidade. Batalhe e se esforce assim você terá chances de se fixar no mercado que é cada vez mais competitivo”, afirma Eduardo de Souza Pinto.