Por onde andam nossos Egressos?

Confira a entrevista concedida por Tatiane Almeida Drummond Tetzner, egressa da 49ª turma do curso de graduação em Medicina Veterinária da UFU
por Kênia Carrijo
Publicado: 05/09/2019 - 17:16
Última modificação: 17/01/2020 - 10:55

Por Juliana Ferreira Melo

A Médica Veterinária Dra. Tatiane Almeida Drummond Tetzner graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia em 2004. Posteriormente, obteve os títulos de Mestre e Doutora em Reprodução Animal pela UNESP, Campus Jaboticabal, onde foi bolsista FAPESP e CNPq, sob orientação do Prof. Dr. Joaquim Mansano Garcia. Especializou-se em Julgamento das raças Zebuínas pela FAZU/ ABCZ de Uberaba. Cursou MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis pela USP. Atua como jurada efetiva da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e ABCGirolando. Além disso, atua como consultora técnica em sua própria empresa, Padma Consultoria. Trabalha nas áreas do Melhoramento Genético e Biotecnologias da Reprodução Animal abrangendo consultorias técnicas em Evolução genética de rebanhos bovinos, seleção de doadores e acasalamentos dirigidos. Também tem se destacado em julgamentos de bovinos em exposições agropecuárias, cursos em Conformação e Morfologia, e Boas Práticas de Manejo na criação de Bovinos Leiteiros. Nos últimos anos, vem atuando em julgamentos internacionais, cursos e conferências em vários países da América Latina: Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, México, Panamá, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, República Dominicana.

Foto: Dra. Tatiane Almeida Drummond Tetzner

“Sou da 49ª turma de Medicina Veterinária FAMEV-UFU. Ingressei em 1999 e formei em 2004. Durante a graduação na FAMEV-UFU fui orientada em iniciação científica pelo Professor Dr. Edmundo Benedetti, sendo bolsista do CNPq. Tenho muito carinho pela FAMEV-UFU, pelos docentes, pois representa a base da minha formação profissional”, destaca a Dra. Tatiane Tetzner.

O que diria aos futuros Médicos Veterinários, alunos da Medicina Veterinária da UFU? E sobre a atuação feminina em sua área de trabalho?

“Aconselho aos alunos da graduação a se especializarem ao máximo na área que tem interesse para atuarem, a chave do sucesso é a dedicação! Busquem incansavelmente transformar seus sonhos em realidade! Acredito que as mulheres têm espaço para atuarem no campo, no Agronegócio, assim como os homens, independente do sexo, o profissional precisa ter ética, postura, profissionalismo, respeito e conhecimento profundo na sua área. A mulher pode e deve se diferenciar no mercado de trabalho, e temos algo ímpar, conseguimos ter “feeling” percepção apurada em situações delicadas e conseguimos de forma múltipla fazer várias tarefas ao mesmo tempo! Aconselho as mulheres que querem trabalhar nessa área de atuação predominantemente masculina, postura impecável, vestimentas adequadas e respeitosas, comunicação clara, precisa e que se dediquem em pós-graduação, especializações, etc”, afirma a Dra. Tatiane Tetzner.