Workshop reúne comunidade acadêmica no dia do Médico Veterinário

Tratar sobre condutas que visam harmonização entre as rotinas acadêmica e pessoal foi o objetivo do Workshop “Buscando Equilíbrio na Vida Acadêmica”
Publicado: 10/09/2019 - 22:40
Última modificação: 17/01/2020 - 10:55

Na última segunda-feira (09/09) foi realizado no Anfiteatro do Bloco 8C no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o workshop “Buscando Equilíbrio na Vida Acadêmica”. O evento surgiu através da parceria entre o Projeto “Empoderando os Discentes de Medicina Veterinária”, o PET de Medicina Veterinária UFU e o Diretório Acadêmico Carlos de Almeida Wutke. As atividades foram conduzidas no período da manhã. Na ocasião reuniram-se cerca de 150 membros da comunidade acadêmica, incluindo discentes, docentes e egressos da UFU.

Foto: Grupo de participantes do Workshop. Créditos: Vanessa Fayad Milken

O workshop foi conduzido pelo psicólogo e Professor Luiz Carlos Avelino da Silva graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UNB), Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia.

A Coordenadora do curso de graduação em Medicina Veterinária, Profa. Kênia de Fátima Carrijo, deu início às atividades destacando os idealizadores desta iniciativa: Projeto Empoderando os Discentes, Colegiado do Curso de Medicina Veterinária, PET e DACAW. Além disso, parabenizou os colegas de profissão e alunos pelo Dia do Médico Veterinário, comemorado na ocasião. Em seguida, a aluna Isabela Soares Freire, integrante do PET, recitou um poema em homenagem aos profissionais Médicos Veterinários. Logo após, um vídeo foi veiculado em comemoração à data.

Encerrado o momento de homenagens, o Professor Luiz Carlos Avelino da Silva tomou a palavra inicialmente agradecendo ao convite e apresentando dois ex-alunos do curso de Psicologia da UFU, que o acompanharam ao decorrer do evento. Iniciando a abordagem sobre harmonização das vidas acadêmica e pessoal, o Professor destacou a importância de planejar o tempo e dividi-lo entre o estudo e o lazer. Mencionou ainda que, a grade horária do curso é o ponto fundamental, ou seja, o aluno precisa marcar presença nas aulas; isso já reflete de forma positiva no resultado acadêmico. “O problema é não executar o que tem que ser feito e ao mesmo tempo não conseguir estabelecer momentos de diversão e lazer”, afirma Professor Avelino.

Posteriormente, o palestrante utilizando-se da grade horária do curso de Medicina Veterinária da UFU, exemplificou de forma visual atividades pelas quais o aluno pode realizar preenchendo os horários livres, de maneira produtiva. Foi mencionada a importância da separação de um tempo de estudo, mesmo que curto, a cada dia durante a semana. Além disso, ele destacou a não existência de um ambiente 100% ideal para o estudo, reforçando que o aluno precisa se adaptar ao ambiente que dispõe. Ao final deste primeiro momento, o Professor encerrou sua fala dizendo que “Somos pessoas contraditórias, assim, devemos fazer o que está ao nosso alcance. Se o aluno garante o mínimo necessário já é um grande passo”.

Em seguida, os professores e alunos presentes foram direcionados ao coffee break. Na segunda e última etapa do workshop, dinâmicas foram realizadas com os alunos. Por fim, formou-se uma roda de conversa onde os alunos puderam expor suas angústias e vivências relacionadas ao período na Universidade. Em determinado momento o palestrante mencionou a importância de conversar, de trocar experiências entre colegas fazendo alusão a um pequeno trecho da música “Conversando Num Bar” de Milton Nascimento, trecho em que diz que: “Em volta desta mesa existem outras falando tão igual”. Ou seja, “vamos conversar, afinal ao nosso redor outras pessoas certamente estão passando por situação semelhante”, destaca o psicólogo. Encerrando as atividades todos foram convidados a participarem de um abraço coletivo ao som de “Ne Me Quitte Pas”, que em português significa “Não me deixe”.