Empoderando os discentes de Medicina Veterinária

Combater índices de retenção e evasão no curso de Medicina Veterinária da UFU através do empoderamento dos alunos é a proposta do projeto recentemente aprovado
Publicado: 15/10/2019 - 19:53

No dia 1º de julho de 2019 a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) publicou em sua página oficial o resultado do Edital 002/2019 PROSSIGA, subprograma de Combate à Retenção e Evasão (PROCOR). Foram aprovados 18 projetos de diferentes Unidades Acadêmicas e Campi da Universidade Federal de Uberlândia. Entre os contemplados, o Projeto “Empoderando os Discentes de Medicina Veterinária” da FAMEV, sob coordenação da Professora Dra. Vanessa Martins Fayad Milken.

O projeto é composto por quatro frentes principais: Tutoria Individual, Núcleo de Assistência Estudantil (NAE-VET), Workshop e Rodas de conversas com os docentes. As atividades do projeto tiveram início a partir da seleção de quatro alunos bolsistas do curso de Medicina Veterinária considerando histórico escolar e redação. Posteriormente, para a execução da frente de Tutoria Individual foram selecionados 70 discentes interessados em atuarem como Tutores e Tutorados, conforme desempenho acadêmico. Ao término da etapa seletiva, designaram-se duplas de trabalho pelas quais os Tutores vêm proporcionando suporte acadêmico aos alunos Tutorados.

Outra frente do Projeto “Empoderando os Discentes de Medicina Veterinária” da FAMEV consiste na implantação, de maneira sistematizada, do Núcleo de Assistência Estudantil do Curso (NAE-VET) que tem como objetivo prestar auxílio ao discente para solucionar eventuais dificuldades de permanência na instituição, incluindo as escolhas equivocadas no momento da realização da matrícula nas disciplinas. Para atendimento, é necessário que o aluno agende seu horário pessoalmente na coordenação de curso ou pelo telefone (34) 2512-6807.

Nos meses de agosto e outubro, foram realizadas, respectivamente, duas Rodas de Conversa com os docentes. A primeira tratou sobre o problema da Retenção e Evasão no Ensino Superior.  Entre os presentes esteve o Diretor de Ensino da UFU, Prof. Guilherme Saramago da Faculdade de Educação (FACED) e a Diretora da FACED e ex-Diretora de Ensino, Profa. Geovana Ferreira Melo. A segunda Roda de Conversa teve como tema a “Saúde Mental na Comunidade Universitária” sendo conduzida pelas psicólogas: Michele Aparecida Xavier Falco (Psicóloga da Divisão de Saúde/PROAE) e Maria Carolina Buiatti Amaral e Silva (Psicóloga do Programa Qualidade de Vida em Ação/PROGEP-UFU).

No mês de setembro, promoveu-se em parceria com o PET Medicina Veterinária e o Diretório Acadêmico Carlos de Almeida Wutke, o Workshop “Buscando Equilíbrio na Vida Acadêmica”, sua outra frente de trabalho, que reuniu docentes e discentes do curso de Medicina Veterinária em uma manhã dirigida pelo psicólogo e professor Luiz Carlos Avelino da Silva. Na ocasião o profissional ministrou sua palestra e executou dinâmicas envolvendo membros da comunidade acadêmica presente.

A expectativa é que o Projeto “Empoderando os Discentes de Medicina Veterinária” consiga impactar positivamente nos índices de retenção e evasão do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).