Por onde andam nossos Egressos?

Atualmente gerenciando um Biotério da Universidade de São Paulo, Cleide Lúcia Araújo Silva é egressa da 39ª turma do curso de graduação em Medicina Veterinária da UFU.
Publicado: 17/10/2019 - 23:29

A Médica Veterinária Cleide Lúcia Araújo Silva graduou-se em 1999 pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2007, obteve o título de Mestre em Morfologia e Medicina Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Além disso, cursou especialização em Ciência de Animais de Laboratório pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), na capital. Possui também, especialização categoria C pela FELASA (Federation of European Laboratory Animal Science Associations).

Cleide Lúcia Araújo Silva (Gerente de Biotério) – Foto: arquivo pessoal.

Apresenta experiência na área de Ciência de Animais de Laboratório, focando principalmente em temas como modelo animal para estudos de doenças hematológicas, técnicas experimentais, planejamento experimental, 3Rs e suas aplicações. Atualmente, exerce o cargo de gerência de Biotério, sendo responsável técnica pelo Laboratório de Estudos Experimentais em Animais (LEEA) da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

“Fui aprovada para cursar Medicina Veterinária na 39ª turma, sendo que ingressei em julho de 1994 e me formei em 1999. Durante a graduação fiz estágio em várias áreas onde pude ter contato mais direto com a rotina de um Médico Veterinário como áreas de produção, clínica e inspeção, além de ambiente de pesquisa. Minha primeira oportunidade de trabalho foi numa clínica de pequenos animais onde havia feito estágio durante a graduação. Trabalhei durante quatro anos e aprendi muito, foi quando tive a oportunidade de prestar processo seletivo na área de Bioterismo para realizar manejo de colônias de camundongos para fins de pesquisa científica”, conta.

“Fiz alguns cursos, Mestrado e Especialização na área de Ciência de Animais de Laboratório e sempre participo de eventos da CAL.Cursar Medicina Veterinária foi importante para me tornar a profissional de hoje pois me forneceu toda base técnica para me aperfeiçoar nessa área tão específica, aplicando vários conceitos de manejo produtivo, medicina preventiva e biossegurança”, destaca.

O que diria aos futuros Médicos Veterinários, alunos da Medicina Veterinária da UFU?

“Para os graduandos eu diria: façam muitos estágios e explorem várias opções de mercado de trabalho, não se restrinjam, pois não conhecemos de fato nossas potencialidades dentro da grande variedade que existe nessa área de atuação até nos depararmos com um desafio como oportunidade, daí sabemos como o estudo constante e persistência são importantes”, finaliza Cleide Lúcia Araújo Silva.