Por onde andam nossos Egressos?

Egressa da 54ª turma do curso de Medicina Veterinária da UFU, Maria Emília de Souza atua no departamento de Garantia da Qualidade em indústria de alimentos de origem animal
Publicado: 01/11/2019 - 19:50

“Ingressei na UFU no ano de 2002 na 54° Turma do Curso de Medicina Veterinária da FAMEV e finalizei minha graduação no ano de 2007. Confesso que o momento do ingresso e a formatura foram momentos de superação e realização profissional. A vida é um constante aprendizado e só damos conta do tamanho da força e capacidade de superação que temos à medida que os anos passam e a maturidade vem juntamente. Digo isto porque conseguir ingressar em uma Universidade Pública há 17 ou 20 anos atrás não era um projeto de vida muito fácil e ingressar na UFU foi o primeiro passo da realização do sonho de me formar”, destaca.

Maria Emília De Souza (Departamento de Garantia da Qualidade em indústria de alimentos de origem animal) – Foto: arquivo pessoal

“O passo seguinte era manter o foco, superar todos os desafios diários que a vida apresentava, para conseguir concluir o curso. Parte desta conquista agradeço muito à minha mãe que sempre me incentivou a estudar. O entendimento da importância de me dedicar aos estudos veio mais tarde, no momento da aprovação no vestibular e posteriormente com a colação de grau. A minha passagem pelo curso foi marcada por muita dedicação aos estudos e sempre procurando uma forma de colocar em prática o que já havia aprendido”.

“Durante a graduação fui monitora da disciplina de Patologia Clínica Cirúrgica e me dediquei a realizar estágios extracurriculares nas diferentes áreas de atuação indo desde a clínica de pequenos e grandes animais, passando pela área de laboratório de produção de medicamentos e tecnologia e inspeção de produtos de origem animal. Recém-formada, atuei durante seis anos na área de clínica e cirurgia de pequenos animais, neste período me especializei no tema”, conta.

“Atualmente trabalho na indústria de alimentos de origem animal no departamento de Garantia da Qualidade. Para aprender mais sobre o tema, cursei duas pós-graduações e venho aprimorando os conhecimentos com a realização de cursos de aperfeiçoamento. Estou completando sete anos nesta área, e uma coisa que me chama muito a atenção é que, quando digo às pessoas que atuo nesta área, muitas dizem: “- mas você não está atuando na área de medicina veterinária?” Trabalhar na área de Garantia da Qualidade é sim ser veterinário, pois trabalhamos pela segurança dos alimentos e por consequência garantimos e reforçamos a saúde pública”.

“A Garantia da Qualidade é uma área que te desafia sempre a buscar novos conhecimentos, e a base que o curso de medicina veterinária proporciona faz toda a diferença para a formação do profissional. Na área da garantia da qualidade o profissional atua fazendo a interface de campo com a fábrica de forma a garantir a sanidade dos lotes de animais a serem abatidos, trabalha para o atendimento de requisitos legais de órgãos fiscalizadores e para o atendimento de requisitos de certificação de padrão de qualidade e segurança dos alimentos exigidos por diferentes clientes nacionais e internacionais. Além disso, o profissional pode atuar como responsável técnico”.

“A Faculdade de Medicina Veterinária foi mais que uma escola para minha formação profissional, e sempre que preciso está de portas abertas como referência na busca de conhecimento. Agradeço aos professores da FAMEV, colegas de curso e de profissão que passaram em minha vida, cada um com seu jeito particular de ser, contribuíram para a profissional que sou. E aos futuros colegas de profissão desejo todo sucesso”, menciona.

O que diria aos futuros Médicos Veterinários, alunos da Medicina Veterinária da UFU?

“O curso de medicina veterinária permite aos alunos uma gama de oportunidades de atuação profissional, e identificar a área que se tem afinidade durante a graduação ajudará na construção de uma carreira sólida. Além disso, é importante que a disciplina com os estudos e a busca por conhecimento após se formar, continue ao longo da vida profissional. O mercado de trabalho está em constante mudança e sempre exigindo mais dos profissionais, por isso além dos conhecimentos técnicos adquiridos durante o curso, é importante que o futuro médico veterinário invista em cursos de desenvolvimento pessoal e esteja atento ao que o mercado de trabalho exige de um bom profissional”.

“O mercado para os profissionais de veterinária vem se especializando muito, e ao longo da minha carreira profissional e vivenciando a experiências de colegas de profissão que se formaram depois, ingressar no mercado de trabalho é um desafio diferente de quando me formei. Atualmente o mercado oferece muitas oportunidades em diversas áreas, que a pouco tempo atrás nem se pensava que poderiam existir, e estar preparado para este momento poderá ser o diferencial de sucesso para a carreira. Além de estar preparado tecnicamente e de entender o que o mercado espera, é importante que o profissional conheça suas potencialidades, tenha clareza de seus objetivos tanto da vida pessoal como da vida profissional, e acima de tudo, ter disciplina para trabalhar para a conquista de seus sonhos”, finaliza Maria Emília de Souza.