Central de conteúdos

O Diretório Acadêmico Carlos de Almeida Wutke

Promover a representatividade dos alunos em âmbito universitário é o principal foco do Diretório Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da UFU
por Kênia Carrijo
Publicado: 03/09/2019 - 17:48
Última modificação: 17/01/2020 - 10:55

Por Juliana Ferreira Melo

 

 

          Surgia no ano de 1979 o Diretório Acadêmico Carlos de Almeida Wutke (DACAW) do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A entidade foi criada para melhorar a qualidade do ensino e a formação profissional dos discentes. As ações do Diretório se concentram na busca da integração dos estudantes, melhorias na grade curricular, promoção de eventos e incentivo à pesquisa e extensão. Além disso, funciona como importante ferramenta de representatividade do aluno dentro da UFU.

            

Membros da atual gestão (2018-2019) do DACAW. Foto: DACAW


              O Diretório Acadêmico atua representando os interesses e causas dos estudantes do curso de graduação em âmbitos administrativos oficiais da Universidade ou do cotidiano dos discentes. São realizados eventos científicos e culturais, discussões, assembléias focando melhorias para o curso ou a defesa dos direitos dos discentes em conformidade aos estatutos e regimentos da Universidade. A entidade é formada por discentes do curso de Medicina Veterinária organizados em chapas que são eleitas através de processos eleitorais anuais.

            “Sobre a minha participação no Diretório Acadêmico, eu particularmente sou extremamente grata à instituição, a todos que passaram por ela junto comigo e a todos aqueles que nela estão até hoje. Gratidão pela pessoa que me tornei graças ao DACAW, dentro e fora da instituição, pelo aprendizado muito válido tanto sobre a máquina administrativa da Universidade quanto sobre os aspectos políticos e burocráticos da profissão. Gratidão por ver uma entidade que humaniza a Universidade para o estudante e por poder fazer parte disso. A sensação que fica é a de que quando eu estiver me formando vou poder olhar para trás e dizer que consegui deixar para as gerações futuras uma UFU melhor do que a que eu encontrei no meu primeiro período e mesmo eu também fazendo parte de outras instituições, eu sei que essa sensação foi fruto, em maior parte, do DACAW” afirma Andressa Brito, atual Diretora de Formação Política e presidente entre os anos de 2014 e 2018.

          Atualmente o Diretório Acadêmico segue sob presidência e vice-presidência dos alunos da Medicina Veterinária Lize Borges e Lucas Gayer, respectivamente. “Fui da tesouraria, da gestão de eventos, fazíamos a organização de eventos enormes, lidando com prefeitura e com várias coisas. Trouxe-me muita maturidade para aprender lidar com pessoas, trabalhar em grupo. Hoje temos um grupo que se dá muito bem, que trabalha muito bem junto. Isso trará benefícios para meu futuro, se em algum momento eu precisar trabalhar em grupo, já terei passado por essa experiência” destaca a presidente do DA Lize Borges.

              “Acredito que a maior importância da minha participação individual no DA, foi a fortificação de um movimento estudantil tão importante para a universidade, passamos por momentos difíceis no nosso país e são os movimentos estudantis que mostram a universidade e a sociedade, as carências do estudante. Desde 2017 estou no DA, e tenho a crença que nossa gestão procura a realização de mais atividades destinadas aos discentes, visando um melhor ambiente dentro da universidade. Hoje tenho um cargo na atual diretoria e fico muito feliz com isso, porque acredito que posso ser a mudança na vida de muitos discentes que não tem conhecimento de seus diretos e das burocracias da universidade” afirma o vice-presidente Lucas Gayer.

           

Quem foi Carlos de Almeida Wutke?

 

          Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Propôs várias contribuições para melhorias no manejo de animais de produção nas fazendas da região do Triângulo Mineiro. Atuou junto aos órgãos oficias no controle de doenças infectocontagiosas. Carlos de Almeida Wutke também foi um dos fundadores da Escola de Veterinária, atual Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV) da UFU, tornando-se diretor por dois mandatos. Diante de tamanha importância, a Câmara Municipal de Uberlândia instaurou a Comenda Carlos de Almeida Wutke, concedida a profissionais médicos veterinários que se destacam no exercício da profissão. A periodicidade da comenda é bienal.

 

A sede administrativa do Diretório Acadêmico Carlos de Almeida Wutke encontra-se no Centro de Convivência do Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Para outras informações acesse: http://www.famev.ufu.br/node/960.