Central de conteúdos

Programa de Educação Tutorial na Medicina Veterinária

Estabelecer integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão é o principal propósito do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina Veterinária da UFU
Publicado: 27/08/2019 - 16:32
Última modificação: 14/04/2020 - 09:12

Buscando complementar o conteúdo acadêmico e proporcionar aos estudantes conhecimento e experiência em diversas áreas relacionadas ao curso de graduação, o Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina Veterinária surgiu para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão de maneira integrada. Segundo o site oficial do PET Medicina Veterinária o ensino é promovido através da organização e participação de cursos que envolvam temas relacionados à área ou outros segmentos de atuação. Já a pesquisa é feita coletiva ou individualmente e a extensão desenvolvida por meio de projetos que comunicam universidade e sociedade.

A entidade é formada por um professor tutor que tem o papel de supervisionar as atividades, orientar e auxiliar o grupo e por alunos do curso de graduação de Medicina Veterinária. Atualmente, os alunos são tutorados pelo Professor Robson Carlos Antunes. Os discentes devem desenvolver suas pesquisas individuais, iniciações científicas, podendo escolher professores e áreas conforme preferência. Além disso, envolvendo o grupo como um todo, são criados projetos, cursos voltados para temas que estão entre as demandas dos discentes. É importante que o petiano também mantenha bom desempenho acadêmico.

“Penso que o PET é a soma de todos seus participantes e de todas as experiências que nos permitimos viver dentro do grupo. Aprendemos a liderar e a sermos liderados, aprendemos a trabalhar em grupo, aprendemos a respeitar a opinião dos nossos colegas e aprendemos que somos fortes quando nos unimos por uma causa maior. Acho que a minha importância no grupo é a paixão que tenho pelo que faço, o que garante que eu me dedique e me doe ao máximo pelo programa! Eu amo o PET!”, destaca a aluna do 9º período de Medicina Veterinária e integrante do PET, Nayla Kellen de Oliveira Ventura.

Os integrantes do PET realizam ao final de cada semestre dinâmicas de brainstorming, técnica utilizada para o estímulo do pensamento criativo. Desta maneira, o grupo avalia atuais projetos e propõe novas ideias. Entre as inúmeras atividades em desenvolvimento destaca-se o Projeto de Posse Responsável e Zoonoses realizado em escolas públicas de Uberlândia. O objetivo é que os alunos do ensino fundamental sejam contemplados com palestras, panfletos informativos, brincadeiras educativas e outras atividades relacionadas ao tema do projeto.

“Para a comunidade acadêmica o PET é uma grande oportunidade de sermos universitários de verdade, cumprirmos nosso papel de cidadão dentro da universidade, sempre participando de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Afinal é esse o papel do universitário. Para a comunidade externa é maravilhoso, pois nós da comunidade acadêmica temos o dever de levar o conhecimento até a população, afinal se estamos aqui dentro temos pessoas lá fora nos apoiando, ou seja, essas pessoas compõem a sociedade. Temos que devolver ou retribuir esse investimento delas em nós, por isso a importância da extensão e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade” afirma a aluna do 7º período de Medicina Veterinária e integrante do PET, Isabela Soares Freire.

O PET, normalmente abre processos seletivos no início de cada período. A seleção é feita através da aplicação de prova, dinâmica e entrevistas. Caso seja aprovado o discente pode permanecer no grupo até a conclusão do curso de graduação. A entidade está instalada no Bloco 2D do Campus Umuarama, na sala 2D06. O atendimento ao público é feito das segundas às sextas-feiras das 12:00 às 14:00h e das segundas às quintas-feiras entre o período das 17:00 às 18:30h. As reuniões semanais ocorrem nas segundas-feiras às 18:30h no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia. Quer conhecer mais sobre o trabalho do Pet? Acesse o site oficial: http://www.pet.famev.ufu.br/.

Foto: PET Medicina Veterinária