Laboratório

por Chrystian
Publicado: 15/04/2019 - 17:46
Última modificação: 27/03/2020 - 10:17

O LADOC (Laboratório de Doenças Infecto Contagiosas) está vinculado a Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade Federal de Uberlândia, efetua testes de diagnósticos, orienta tratamento e controle de doenças infectocontagiosas principalmente bacterianas de animais domésticos e silvestres. Atuando na área de Ensino, Pesquisa e Extensão - Prestação de serviços relacionado a Saúde Animal.

Ensino, suporte:

• Para a disciplina de Doenças Bacterianas dos Animais Domésticos;
  • Para a disciplina de Tópicos em Doenças Infecciosas dos Animais;
  • Para a disciplina de Higiene e Profilaxia Animal
  • Para a formação de recursos humanos, preparando profissionais habilitados em técnicas convencionais de bacteriologia, imunologia, e de Biologia Molecular. Estes são estagiários de graduação, médicos veterinários residentes da área de Medicina Veterinária Preventiva, Mestrandos e Doutorandos.

Pesquisa, destacam-se as seguintes doenças:

• Leptospirose;
  • Brucelose;
  • Tuberculose;
  • Mastite;
  • Otite;
  • Cistite; entre outros.

Extensão, prestação de serviços de diagnóstico a partir de diferentes espécimes clínicas oriundas de animais atendidos no Hospital Veterinário da UFU; Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres (LAPAS); Instituto Estadual de Florestas (IEF); Além de clínicas e propriedades rurais da região de Uberlândia, MG. Destacam-se as seguintes análises:

• Cultura de microorganismos isolados de espécimes clínicas de animais domésticos e silvestres
  • Provas bioquímicas para diferenciação de microrganismos;
  • Teste de susceptibilidade a antimicrobianos (Antibiograma);
  • Soroaglutinação Microscópica em Campo escuro para o diagnóstico de Leptospirose (MAT);
  • Ensaios rápidos imunocromatográficos para diagnóstico de Parvovirose, Coronavirose, Cinomose, Erliquiose, Brucelose canina, Imunodeficiência felina (FIV) e Leucemia felina (FeLV);
  • Além de orientação de tutores e produtores rurais no tocante ao controle e profilaxia de doenças.
+55 34 3225-8656 R:8656